terça-feira, 17 de junho de 2008

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil - Mangás

O mangá ("desenhos irresponsáveis") é a palavra japonesa para representar as histórias em quadrinhos (HQs). Possuem o seu estilo próprio de desenho.

Os mangás têm suas origens no período Nara (século VIII d.C.) com a aparição dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Essas pinturas eram associadas a textos que unidos formavam uma história, conforme eram desenrolados.
Já no o período Edo, período em que os rolos são substituídos por livros, suas estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias( os tais "desenhos irresponsáveis").
Hoje em dia, o mangá está em alta, com força total, dominando atualmente boa parte do mercado mundial de HQs, deixando para trás heróis tradicionais americanos. Os mangás são um sucesso em todo o planeta, vendendo no Japão mais de um bilhão de exemplares por ano e no Brasil possui milhares de fãs.
Mangás de antigamente não possuiam sua forma atual (de história em quadrinhos), que surge no apenas no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais, provenientes dos Estados Unidos.
Os mangás trazem em sua maioria, personagens com traços marcantes e que quase sempre passam por situações cotidianas, dessa forma a identificação é mais clara com os seus leitores. Os principais pontos abordados nos mangás são os típicos da cultura japonesa, tais como a honra, a dignidade, a amizade e o amor. Representando e disseminando a cultura nipônica para o mundo.
A característica física de seus personagens são os olhos grandes, que tem um enorme significado para os japoneses, pois para a cultura japonesa, os olhos são a janela da alma.

E você já leu mangás?

Você sabe o nome de algum personagem acima?

Deixe a sua dica de mangás no comentário ou o seu personagem de mangá favorito.

Fonte: O mundo dos Mangás (reportagem do Jornal da Globo)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mangá

imagem:http://www.devir.com.br/noticias/imagens_news/astro_7.jpg

0 comentários: