quinta-feira, 5 de junho de 2008

Semana Champagnat

De 2 a 6 de junho é celebrada a Semana Champagnat. Marcelino Champagnat nasceu em Rosey, paróquia de Marlhes, na França, no dia 20 de maio de 1789. Penúltimo dos dez filhos, Marcelino Champagnat era um menino educado e extremamente tímido que superou vários obstáculos na escola com relação à alfabetização e ao ensino do latim. Aos dezesseis anos entrou para o seminário, onde se dedicou aos estudos e, com humildade e força de vontade, conquistou a simpatia e a consideração de todos os colegas bem como de seus mestres e superiores. No dia 22 de julho de 1816, aos 27 anos, Marcelino foi ordenado padre.
Marcelino Champagnat sabia da carência de educadores em toda a França e, a partir daí, teve a idéia de fundar o Instituto dos Irmãos Maristas, juntamente com os sacerdotes Vianney e Colin que compartilhavam dos ideais de santidade e de apostolado. Eles eram seminaristas modelo cuja vida sacerdotal apresentou estreita relação e semelhança.
Marcelino Champagnat acreditava que os Irmãos Maristas, por não serem sacerdotes, dedicariam a vida ao ensino com o objetivo de formar jovens educadores religiosos. Objetivo este que se mantém até hoje, ao qual foi agregada a educação e a evangelização de crianças, jovens e adultos.
Com o passar dos anos a Congregação Marista foi crescendo e Padre Marcelino, juntamente com os seus seguidores, assumiu a direção de várias escolas nas pequenas paróquias no centro-sul da França.
No ano de 1838, foi construída a sede da Congregação, em Sait-Pol-sur-Ternoise, no norte da França (RODRIGUES, 2004). Em 06 de junho de 1840, aos 51 anos, Padre Marcelino Champagnat morreu na França. Naquela época já havia 280 Irmãos Maristas dispostos a continuar a sua obra, mantendo e disseminando a educação cristã para a juventude.
Os Irmãos Maristas são irmãos consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, vivem em comunidade e dedicam-se especialmente à educação das crianças e dos jovens e com mais carinho aos mais carentes. O Lema dos Irmãos Maristas é: “Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria para Jesus.” E a síntese do pensamento de Champagnat para educação é: “Para bem educar uma criança é preciso, antes de tudo amá-la”.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá colegas,
ficou muito bom o blog de vocês.
Nós percebemos que vocês colocaram a nossa biblioteca nos links de vocês, agradecemos.
Também percebemos que quando clicamos na Biblioteca Champagnat abre o link escola. Então aqui vai o endereço do blog pois desta forma não é preciso entrar pelos maristas:

http://bibliotecachampagnat.blogspot.com/
Atenciosamente Joseane