segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mês de Dezembro: datas comemorativas

1º de Dezembro - Dia Mundial de Prevenção contra a Aids
O 1º. de dezembro se transformou em dia de luta contra a Aids com o apoio da Organização das Nações Unidas - ONU - e a Assembléia Mundial de Saúde. Nesse dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do vírus HIV. As campanhas também visam diminuir o preconceito em relação aos portadores do HIV, explicando as maneiras de contágio.
A Organização Mundial da Saúde passou a escolher grupos sociais atingidos pela Aids e definir estratégias para uma campanha com o objetivo de sensibilizar a opinião pública. Desde 1988, esse dia vigora no Brasil. Uma portaria foi assinada visando alertar a população contra os avanços da doença.
O vírus HIV é o causador da Aids e foi descoberto em 1979, pelo Instituto Pasteur, na França. A sigla do vírus está em inglês e significa Vírus da Imunodeficiência Humana. A sigla Aids, em português, significa Síndrome da Imunodeficiência Humana.
O vírus da Aids atua como um parasita ao se instalar em um célula e age como um oportunista, baixando a imunidade das pessoas. Dessa maneira, os portadores podem facilmente ficar doentes, o organismo não consegue se defender sozinho. Assim, as pessoas não morrem de aids, mas sim de uma doença que aproveita a baixa do sistema imunológico.
Autor: Juscelino Tanaka


03 de Dezembro - Dia Internacional do Deficiente Físico
A nossa sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças do outro. E os deficientes físicos são pessoas que sofrem muito com isso. Quando a sociedade não dá o mínimo de condições para que pessoas portadoras de deficiência física exerçam sua cidadania, percebemos essa falta de preparo ao lidar com pessoas diferentes.
Simples atos do dia-a-dia e aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como andar em um ônibus, ir a um banco ou supermercado ou simplesmente andar pelas ruas se torna muito difícil quando se necessita de ajuda de terceiros. Os impedimentos na vida dos deficientes devem ser eliminados, mas não por piedade. É direito constitucional do deficiente ser incluído na sociedade. E os deficientes são pessoas produtivas, a debilidade de um membro não significa a debilidade da mente.
No Brasil, desde o dia 24 de outubro de 1989, vigora uma lei que assegura aos deficientes o exercício de seus direitos individuais e sociais, além de sua efetiva integração social. Em termos reais, isso significa que os valores básicos de igualdade e oportunidade devem ser respeitados, assim como de qualquer pessoa. Os deficientes, levando em conta suas limitações, têm direito à oferta de educação especial gratuita, atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave, inserção no mercado de trabalho no setor público e privado e facilidade de acesso em edificações e vias públicas.
Autor: Juscelino Tanaka


13 de Dezembro - Dia do Cego
Desde a Declaração de Salamanca, no encontro mundial de educadores na Espanha, em 1994, a inclusão de alunos portadores de deficiência visual em salas de aula regulares começou a fazer parte da pauta internacional dos profissionais da educação. Muitas vezes, os livros não são escritos em braile, o que pode dificultar o aprendizado. Mas as dificuldades do deficiente visual não se limitam ao momento de aprendizagem.
O simples fato de ir ao banco para retirar dinheiro pode ser um grande problema pois nem sempre os caixas-eletrônicos são adaptados. Ajudar as pessoas que tem essa limitação visual é um ato de carinho, mas não se deve tratar o cego como alguém incapaz. Muitas vezes, as pessoas sentem pena ou até mesmo conversam em voz alta, como se o cego também fosse surdo ou incapaz de entender o que foi dito. São comuns também situações em que as pessoas se dirigem ao guia do deficiente para tratar de qualquer assunto, como se o cego não fosse hábil para entender.
O Instituto Benjamin Constant (IBC) é um órgão do Ministério da Educação do Governo do Brasil, que tem suas ações destinadas às questões relacionadas à Deficiência Visual. Fundado em 1854, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos, o IBC foi a primeira instituição de educação especial da América Latina, e hoje possui atividades voltadas para o atendimento das necessidades acadêmicas, reabilitacionais, médicas, profissionais, culturais, esportivas e de lazer da pessoa cega e portadora de visão subnormal.
Autor: Juscelino Tanaka


25 de Dezembro - Natal
Natal é a festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data é comemorada dia 25 de Dezembro pela Igreja Católica Romana e dia 7 de Janeiro pela Igreja Ortodoxa.Depois da páscoa, o natal é a festa mais respeitada pela Igreja. Apesar de ser uma festa cristã, é considerada universalmente por pessoas de diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre os homens.
A origem do termo natal vem do latim ‘natális’ que significa nascer. Como adjetivo significa local onde aconteceu o nascimento de alguém. O natal é comemorado como festa religiosa no dia 25 de Dezembro desde o século IV pela Igreja ocidental, e desde o século V pela Igreja Oriental.
A celebração do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C. Segundo o almanaque romano a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.
Os preparativos para a festa são iniciados no final de novembro, o clima festivo permanece até o dia 06 de Janeiro (Dia de Reis), quando, de acordo com a tradição, os pinheiros são desmontados.
A ceia que acontece dia 24 de Dezembro e o almoço do dia 25 é o momento da comemoração que proporciona a reunião das famílias, a troca de presentes. Dentre os vários pratos típicos saboreados na ceia está o peru. Além dos pratos, vários outros símbolos natalinos são de origem européia. O mito do papai Noel foi inspirado em São Nicolau, um bispo católico que viveu no século IV e que tinha o hábito de presentear as crianças em Dezembro.
Outros símbolos natalinos são o presépio, a árvore de natal, as decorações natalícias, o amigo secreto.
Há muito tempo o natal surgiu como forma de aquecer as vendas, nos países cristãos tornou-se o feriado mais rentável para o mercado, uma vez que tem como característica a troca de presentes entre família e amigos.
Fonte:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dezembro.htm

0 comentários: