quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Conto


Conto
“O tamanho não faz mal a esse gênero de histórias, é naturalmente a sua qualidade.” Machado de Assis

O que é o Conto? O conto é como forma simples, expressão do maravilhoso, linguagem que fala de prodígios fantásticos, oralmente transmitido de gerações a gerações e adquirindo uma formulação artística, literária, escorregando do domínio coletivo da linguagem para o universo do estilo individual de um certo escritor.

Origem & Definições

O conto é descendente direto da tradição oral. A transmissão de conhecimento através da palavra, anterior à escrita.É a mais breve e simples narrativa centrada em um episódio da vida.É uma narrativa curta, que num primeiro momento, tinha caráter fantástico ou didático.


Contos Infantis Tradicionais.

São os Contos clássicos da Literatura Mundial. A característica principal desses contos é que a maioria vem da Idade Média. Todos tem como motivo um ensinamento moral ou representação alegórica de problemas comuns daqueles tempos. Quer dizer, através de contos, os antigos tentavam ensinar normas de conduta à população. Podia ser um alerta contra perigos existentes ou simplesmente ensinamentos edificantes.

Fábula
A Fábula é uma espécie de conto, pois é uma das antigas formas de narrativa. Na fábula, a narrativa é inverossímil, tem fundo didático e transmite uma lição moral.
Os personagens geralmente são animais. Esopo foi o primeiro grande fabulista do mundo ocidental. Posteriormente, La Fontaine retomou algumas das fábulas de Esopo.
A Fábula diferencia-se do conto quando seu contador tira do fato relatado uma lição de moral.
Nessa categoria também podem ser colocados os contos de fadas, que é uma narrativa de ficção tendo na fantasia, dons sobrenaturais, personagens e objetos enfeitiçados, fatos que conduzem ou dão solução a uma história são simples, inesperados e, geralmente, justificados na magia.
Por isso, caro amigo, aproveite o se tempo e leia muito!

Fontes:

0 comentários: