segunda-feira, 30 de junho de 2008

Semana Cultural do Marista Ipanema

De 1º a 5 de julho de 2008, a comunidade terá a oportunidade de contemplar as produções artísticas e culturais do Colégio Marista Ipanema. Além das exposições e apresentações dos alunos, contamos com a presença de convidados.

São diversas atividades envolvendo dança, música, teatro, literatura, artes visuais, Feira do Livro, entre outras atividades que vão encantar a todos. Nesta edição, a Semana Cultural homenageia Eva Sopher, presidente da Fundação Theatro São Pedro.

A II Feira do Livro do Ipanema homenageia Machado de Assis e apresenta como Patrono Elias José, escritor mineiro de literatura infantil.

A solenidade de abertura deste evento será às 9h do dia 1° de julho, no Salão de Atos do colégio Marista Ipanema.

Confira aqui a programação.

A Primeira Missa no Brasil - em Porto Alegre - MARGS





















"O MARGS traz pela primeira vez ao RS uma obra fundamental da pintura histórica brasileira do século XIX: trata-se do quadro Primeira Missa no Brasil, de 1860, executado pelo artista catarinense Victor Meirelles (1832-1903) e pertencente ao Acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro - MNBA. A tela integra a mostra A Primeira Missa no Brasil – O renascimento de uma pintura "

A Primeira Missa no Brasil – O renascimento de uma pintura, pode ser visitada de 3 de junho a 27 de julho, de terças a domingos das 10h às 19h, com ingresso solidário: doação de uma peça de roupa ou quilo de alimento não perecível para a Campanha do Agasalho 2008.

Convide seus pais e amigos e aproveite para ver esse excepcional quadro e ainda ajudar os necessitados, doando alimentos ou agasalhos.


terça-feira, 24 de junho de 2008

Dia de São João Batista

Nascimento de São João Batista

No dia 24 de junho, comemora-se o nascimento de São João Batistas.
São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Isabel. Chamava-se "Batista" pelo fato de ser um "batizador" (cf. Lucas 3,3). João, cujo nome significa "Deus é propício", veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 1,36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias.
É João Batista que aponta a Jesus, dizendo: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
De si mesmo deu este testemunho: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor ..." (João 1,22ss.).
A Igreja celebra São João, desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24/06) e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses fazem de sua festa uma das mais populares e queridas de nossa gente (a festa junina).

Fonte do texto: http://www.catolico.org.br/santo_do_dia/index.php
Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e8/Andrea_del_Verrocchio_002.jpg

Balão de São João - Origami

Que tal deixar a sua festa junina mais bonita e fazer um balão de São João de origami, além de desenvolver a sua inteligência a sua festa Junina fica mais linda e ainda você ajuda a natureza, pois você pode utilizar papeis que iriam para o lixo, tais como resvistas e jornais velhos.

Fonte:http://www1.uol.com.br/ecokids/oficina/origami/balao.htm
Origami








Copyright © 2000-2001 - Ponkan Studio & Licensing
Todos os direitos reservados - All rights reserved

Oração para São João Batista



















Deus, nosso Pai, celebramos hoje o nascimento de São João Batista. Pela força da vossa Palavra, convertei os nossos corações: "Doce, sonoro, ressoe o canto, minha garganta faça o pregão. Solta-me a língua, lava a culpa, ó São João! Anjo no templo, do céu descendo, teu nascimento ao pai comunica, de tua vida preclara fala, teu nome explica. Súbito mudo teu pai se torna, pois da promessa, incréu, ducida: apenas nasces, renascer fazes a voz perdida. Da mãe no seio, calado ainda, o Rei pressentes num outro vulto. E à mãe revelas o alto mistério de Deus oculto. Louvor ao Pai, ao Filho unigênito, e a vós, Espírito, honra também: dos dois provindes, com eles sois um Deus. Amém!"

Fonte: (Liturgia das Horas, Ed. Paulinas / Vozes, p. 1557.)
Imagem editada:CEDRAS, Antônio. Vamos Rezar, a turma do Xaxado, Paulinas.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil - Cosplay

O Cosplay, palavra que deriva da união das palavra em inglês costume (fantasia) e play (interpretar). A arte de interpretar personagens em fantasias surgiu na década de 70 com as feiras e convenções de HQs nos EUA e teve seu auge com as convenções das séries Star Trek e Star Wars. A perfeição de detalhes das fantasias era incrível. No ano de 1984, Nov Takahashi, um funcionário do estúdio japonês Studio Hard, estava na convenção de ficção científica Worldcon em Los Angeles. Lá Takahashi ficou encantado com as fantasias e quando retornou ao Japão, divlugou através de revistas de tecnologia as fantasias chamando-as de "Cosplay". A onda do Cosplay pegou de vez no Japão, lá antes de 1984 já existiam pessoas que se vestiam com fantasias de seu super-herois e personagens favoritos de mangás e animes, porém com a nova onda cultural que Takahashi mostrou, os cosplayers (pessoas que praticam o cosplay) começaram a crescer mais e mais, tornando suas fantasias cada vez mais perfeitas e as interpretações corporais mais lindas e participativas. Hoje em dia o cosplay é uma diversão, um hobby, enfim uma arte. Compeonatos nacionais e internacionais unem os cosplayers em concursos e eventos voltados paraesses artístas contemporâneos. A arte do cosplay ultrapassa barreiras culturais e ganha cada vez mais adeptos no mundo inteiro. No Brasil temos o principal evento mundial de cosplay que ocorre em São Paulo (21/06/2008), é a etapa nacional do World Cosplay Summit que leva a dupla ganhadora desta etapa para a final mundial no Japão.

Na foto acima aparece um cosplayer. Você sabe qual o seu personagem? Dica, ele é um personagem de video-game. Deixe a sua resposta nos comentários.

Fontes:
http://henshin.uol.com.br/wcs/
http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20080610-323529,00.html
http://www.cosplay.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosplay
http://www.cosplaybr.com.br/?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=38

quarta-feira, 18 de junho de 2008

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil - Lista de Sites e Reportagens

Em comemoração aos 100 anosa da imigração Japonesa, nós da Biblioteca do Marista Ipanema, pesquisamos alguns sites para que você possa saber mais sobre o Japão e os 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, pois hoje é comemorado o dia da chegada dos primeiros Japonês no Brasil.
Especial - O Estado de São Paulo - 100 Anos da Imigração Japonesa
Especial- Folha de São Paulo - 100 anos da Imigração Japonesa
Imigração Japonesa
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Marinha japonesa abre navio para visitação em Santos
Site do Governo de São Paulo em comemoração aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil
Rock japonês nasceu no contexto do pop e viveu proibições
Comida Japonesa
Japão une tradição e desenvolvimento; saiba mais sobre o país
O primeiro japonês gaúcho
Família real japonesa chegou ao poder no século 6 a.C; saiba mais
(O Presidente) Lula recebe príncipe japonês para comemorar imigração
Brasil e Japão (fotos da chegada do Navio Japonês no porto de Santos)

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil - O Primeiro Japonês Gaúcho

Exatamente cem anos atrás chegaram no Brasil os primeiros japoneses. Porém em Porto Alegre, o primeiro japonês a chegar foi Yunossuque Nemoto em 1920 ou 1921, ele foi o primeiro Japonês a fixar residência no Brasil. Yunossuque nasceu em 24 de de janeiro de 1892, Tóquio. Chegou ao Brasil por volta de 1912, era formado em química e foi atraído ao nosso estado por causa da vaga de professor oferecida pelo Instituto Broges de Medeiros da Escola de Engenharia da UFRGS, atualmente Faculdade de Agronomia. Em Porto Alegre casou-se com a gaúcha Arminda Parrot e teve três filhos, Elloy (83 anos), Elloah(80 anos) e Heloisa(78 anos). Morreu em 1960 aos 68 anos.
Passados mais de oitenta anos Nemoto é o nome de uma avenida na zona norte de Porto Alegre, localizada no bairro São Sebastião.


Imagem (arquivo pessoal) retirada do Jornal Zero Hora de 18 de junho de 2008.


Fonte: Zero Hora. Porto Alegre, quarta-feira, 18 de junho de 2008, página 37- 2ª Ed. Nº15.633

terça-feira, 17 de junho de 2008

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil - Mangás

O mangá ("desenhos irresponsáveis") é a palavra japonesa para representar as histórias em quadrinhos (HQs). Possuem o seu estilo próprio de desenho.

Os mangás têm suas origens no período Nara (século VIII d.C.) com a aparição dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Essas pinturas eram associadas a textos que unidos formavam uma história, conforme eram desenrolados.
Já no o período Edo, período em que os rolos são substituídos por livros, suas estampas eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias( os tais "desenhos irresponsáveis").
Hoje em dia, o mangá está em alta, com força total, dominando atualmente boa parte do mercado mundial de HQs, deixando para trás heróis tradicionais americanos. Os mangás são um sucesso em todo o planeta, vendendo no Japão mais de um bilhão de exemplares por ano e no Brasil possui milhares de fãs.
Mangás de antigamente não possuiam sua forma atual (de história em quadrinhos), que surge no apenas no início do século XX sob influência de revistas comerciais ocidentais, provenientes dos Estados Unidos.
Os mangás trazem em sua maioria, personagens com traços marcantes e que quase sempre passam por situações cotidianas, dessa forma a identificação é mais clara com os seus leitores. Os principais pontos abordados nos mangás são os típicos da cultura japonesa, tais como a honra, a dignidade, a amizade e o amor. Representando e disseminando a cultura nipônica para o mundo.
A característica física de seus personagens são os olhos grandes, que tem um enorme significado para os japoneses, pois para a cultura japonesa, os olhos são a janela da alma.

E você já leu mangás?

Você sabe o nome de algum personagem acima?

Deixe a sua dica de mangás no comentário ou o seu personagem de mangá favorito.

Fonte: O mundo dos Mangás (reportagem do Jornal da Globo)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mangá

imagem:http://www.devir.com.br/noticias/imagens_news/astro_7.jpg

segunda-feira, 16 de junho de 2008

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil - Origami

Origami (折り紙) é a arte japonesa de dobrar o papel. Seu significado advém do japonês ori (dobrar) kami (papel).
Ao longo dos séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, essa arte era transmitida oralmente de geração em geração. O origami tornariá-se parte da herança cultural dos japoneses.
Aprenda a fazer um marcador de livros (em forma de lápis) clicando aqui.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami
http://www.origami-club.com/en/

sexta-feira, 13 de junho de 2008

100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

O marco inicial da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil é comemorado no dia 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru (←) aportou no estado de São Paulo. A embarcação vinda da cidade de Kobe, trouxe numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes. Vieram quase que especificamente para trabalhar nas fazendas de café do interior do Estado de São Paulo.
A chegada dos imigrantes japoneses foi o resultado de diversos fatores. No Brasil era necessária uma mão-de-obra para a produção de café, pois os fazendeiros enfrentavam problemas com a mão-de-obra desde a libertação dos escravos. No Japão uma crise econômica e um excedente populacional abalavam as estruturas do país.
Chegando aqui, os japoneses tiveram que enfrentar uma cultura totalmente diferente da sua, pois o clima, a língua, a culinária e etc. eram bem diferentes.
Os japoneses agregaram à nossa cultura muitos de seus elementos culturais, como por exemplo o chá verde, os mangás, a culinária tradicional japonesa, os origamis, o karaokê, as artes marciais, os animes, a moda, a arquitetura e etc.
Para homenagear todos os japoneses e descendentes de japoneses, a vamos postar durante a semana da imigração japonesa no Brasil (de 16 até 20 de junho) um pouco da arte e da cultura japonesa, mostrando assim a sua importância no mundo e principalmente no Brasil.

Fontes:
http://www.culturajaponesa.com.br/
http://www.centenario2008.org.br/index.php
http://www.imigracaojaponesa.com.br/
http://www.nihonsite.com.br/muse/

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Semana Champagnat

De 2 a 6 de junho é celebrada a Semana Champagnat. Marcelino Champagnat nasceu em Rosey, paróquia de Marlhes, na França, no dia 20 de maio de 1789. Penúltimo dos dez filhos, Marcelino Champagnat era um menino educado e extremamente tímido que superou vários obstáculos na escola com relação à alfabetização e ao ensino do latim. Aos dezesseis anos entrou para o seminário, onde se dedicou aos estudos e, com humildade e força de vontade, conquistou a simpatia e a consideração de todos os colegas bem como de seus mestres e superiores. No dia 22 de julho de 1816, aos 27 anos, Marcelino foi ordenado padre.
Marcelino Champagnat sabia da carência de educadores em toda a França e, a partir daí, teve a idéia de fundar o Instituto dos Irmãos Maristas, juntamente com os sacerdotes Vianney e Colin que compartilhavam dos ideais de santidade e de apostolado. Eles eram seminaristas modelo cuja vida sacerdotal apresentou estreita relação e semelhança.
Marcelino Champagnat acreditava que os Irmãos Maristas, por não serem sacerdotes, dedicariam a vida ao ensino com o objetivo de formar jovens educadores religiosos. Objetivo este que se mantém até hoje, ao qual foi agregada a educação e a evangelização de crianças, jovens e adultos.
Com o passar dos anos a Congregação Marista foi crescendo e Padre Marcelino, juntamente com os seus seguidores, assumiu a direção de várias escolas nas pequenas paróquias no centro-sul da França.
No ano de 1838, foi construída a sede da Congregação, em Sait-Pol-sur-Ternoise, no norte da França (RODRIGUES, 2004). Em 06 de junho de 1840, aos 51 anos, Padre Marcelino Champagnat morreu na França. Naquela época já havia 280 Irmãos Maristas dispostos a continuar a sua obra, mantendo e disseminando a educação cristã para a juventude.
Os Irmãos Maristas são irmãos consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, vivem em comunidade e dedicam-se especialmente à educação das crianças e dos jovens e com mais carinho aos mais carentes. O Lema dos Irmãos Maristas é: “Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria para Jesus.” E a síntese do pensamento de Champagnat para educação é: “Para bem educar uma criança é preciso, antes de tudo amá-la”.

Sejam Bem Vindos!


O blog da Biblioteca é mais um ambiente virtual oferecido pelo Colégio Marista Ipanema, visando uma melhor comunicação entre a biblioteca e a comunidade escolar. No blog são trocadas informações culturais e educativas para que os nossos usuários tenham mais uma ferramenta de interatividade, pesquisa, diversão e lazer.
A Biblioteca do Colégio Marista Ipanema é um espaço para a disseminação do conhecimento, que atende professores, funcionários, pais, e alunos. Conta com acervo informatizado de livros didáticos e paradidáticos, literaturas em geral, enciclopédias, jornais e revistas.Neste espaço temos muitas informações preparadas especialmente para você: novidades, curiosidades, fotos, projetos, dicas de sites interessantes e de leitura.Localizada no bairro Ipanema, zona sul de Porto Alegre, a Biblioteca do Colégio Marista Ipanema iniciou suas atividades em 2007, ocupa as dependências do andar térreo do Colégio. Possui dois ambientes, Biblioteca Geral e Biblioteca Infantil.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Thomas e seus amigos



Qual dos personagens da série Thomas e seus amigos você mais gosta?
Responda nos Comentários.
Para aprender mais com Thomas e seus amigos clique na imagem e divirta-se.

Pergunta

Quantas pessoas participaram da última ceia no cenáculo, segundo São Mateus no Novo Testamento? 26:20

( )Onze
( )Doze
( )Treze
( )Vinte
( )Dez

Se você sabe a resposta, responda nos comentarios.

Para saber mais sobre assuntos da Biblia Sagrada, venha ler na Biblioteca Marista Ipanema.